domingo, 30 de agosto de 2009

PERÍODOS DA HISTÓRIA

Inicialmente, na sua primeira idéia, a história é desenvolvida em seu estudo a partir do princípio do surgimento do homem sobre a Terra. Com base na formação da humanidade, ela é dividida entre períodos conhecidos como Pré-História e História.

1. O Momento Pré-Histórico
A pré-história teve início com o surgimento do homem e terminou com o aparecimento da escrita (por volta de 4000 a.C.). Nesse período não existiu registros de uma escrita, onde então seria uma fase da história da humanidade que é estudada através de documentos não escritos. A base da Pré-História é ainda hoje estudada tendo como base as pinturas e desenhos encontrados em cavernas, ossadas, restos de armas e utensílios: destaca-se à presença de materiais líticos (isto é, feitos em pedra ou petrificados), assim como para as pinturas rupestres.

2. O período Histórico
A história tem início com o aparecimento dos primeiros registros em forma de linguagem escrita,
o que atestaria para a nova evolução no interior das sociedades primitivas do Homem. Assim Sendo, a base de seu estudo é realizado através de documentos escritos, assim como também pela presença de outros elementos materiais, os quais representariam as formas de documentos não escritos.

3. As Idades Históricas
Seguindo depois a maneira tradicional de origem dos estudos europeus ou ocidentais, a história é dividida em quatro períodos denominados como sendo as Idades da sociedade humana:
■ Idade Antiga ou Antigüidade;
■ Idade Média ou Medieval;
■ Idade Moderna;
■ Idade Contemporânea.

O período Antigo
Considerada como a história das primeiras sociedades e civilizações, a história da Idade Antiga ou apenas a História da Antiguidade, este período tem início com o aparecimento da escrita (4000 a.C.), indo a terminar somente com o período de decadência e queda do Império Romano do Ocidente (476), no século V.

Os tempos da Idade Média
A fase também chamada como o período medieval tem início a partir dos momentos finais da história antiga, marcada com a queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476 d.C., lá pelo final do século V da era cristã, indo até a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, um fato histórico que aconteceu em 1453.

A Idade Moderna
A formação dos tempos da chamada idade da modernidade, começariam a partir de eventos como a tomada de Constantinopla ou, também como seria conhecido o evento da queda do mpério Romano do Oriente, por volta do século XV e termina com época das revoluções, quando aconteceria a Revolução Francesa (1789).

A Idade Contemporânea
Considerada também como sendo a chamada época mais recente da história da humanidade, a fase contemporânea tem início a partir da Revolução Francesa, no final do século XVIII e vai se desenrolando até o momento atual de nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário